sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Mar - Cia. Barrica



Sabem, a música brasileira é uma das mais ricas do mundo, e isso na opinião de especialistas de todo o planeta. E, dentre as centenas de gêneros musicais de nosso país, um dos mais ricos é o Boi Bumbá. Porque ele mistura influências de várias culturas bem diferentes: o figurino vem das festas europeias, do homem branco colonizador; as percussões usadas na música são trazidas da África, herança do homem negro; e o jeito de dançar veio direto das tradições indígenas.
Naturalmente, hoje vários temas são usados nas composições deste estilo. Mas, originalmente, o Boi Bumbá é como uma peça de teatro popular, que conta a captura e a morte de um boi por fazendeiros. E o ponto alto é a ressurreição do Boi, quando todos dançam e cantam festejando em torno do animal.
Do ponto de vista da estrutura musical, a riqueza também é grande. Uma das principais características é a combinação de dois compassos rítmicos diferentes: enquanto uma percussão toca um compasso de três tempos, outra toca um compasso de dois tempos. O resultado é muito interessante, simultaneamente dançante e aconchegante.
A música que vamos ouvir hoje é O Mar, de Luís Bulcão, gravada pela Companhia Barrica, de São Luís do Maranhão, no disco Trupiada. A voz principal é de Inácio Pinheiro, e o arranjo é do meu amigo, o maestro Ubiratan Sousa. Observem mais um detalhe rico desta gravação: a presença de um violoncelo, instrumento de orquestra, tipicamente europeu, que traz uma doçura toda especial pra música.
Saiba aqui mais sobre a Cia. Barrica.

(Transmitido pela Rádio Nacional da Amazônia, como quadro do programa Mosaico, apresentado por Morillo Carvalho)

Ouça:
Baú do Maestro 3 by flafon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!