sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aqui, Allá y en Todas Partes - Los Cosos de al Lao



Vocês já imaginaram uma música dos Beatles tocada por um grupo de tango? Pois isto foi feito na Argentina, pelo grupo Los Cosos de al Lao.
Pra começar, o nome do grupo significa “Os coisas do lado”, e foi dado devido à quantidade de reclamações que eles recebiam dos vizinhos, quando iam ensaiar em casa. Os vizinhos se referiam a eles como “aquelas coisas que moram ao lado”, e assim surgiu o nome do grupo.
Já deu pra perceber que é um grupo bem humorado, que além de composições próprias costuma também fazer releituras divertidas de músicas famosas, tanto da cultura portenha quanto de outras partes do mundo.
E uma releitura é assim: toca-se a música, mantendo as características principais que a tornam reconhecível, mas adicionando elementos diferentes e, algumas vezes, bastante inusitados.
Nesta que vamos ouvir, Here, There and Everywhere, de John Lennon & Paul McCartney, eles colocaram um bandoneón, que é uma espécie de sanfona ou acordeon típico do tango (veja a imagem na capa do disco). Mas tocaram a música de uma maneira lenta, saudosista. De vez em quando percebe-se o ritmo do tango, mas com certa sofisticação, como se tivesse sido feita por Astor Piazzolla, que foi mais ou menos o Tom Jobim da Argentina. E, pra completar, traduziram o título para o espanhol, que ficou Aqui, Allá y en Todas Partes”.
Pra saber mais sobre o grupo Los Cosos de al Lao, visite o site deles, que, aliás, tem uma animação engraçada logo na entrada.

(Transmitido pela Rádio Nacional da Amazônia, como quadro do programa Mosaico, apresentado por Morillo Carvalho)

Ouça:
Baú do Maestro 4 by flafon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!