sexta-feira, 24 de junho de 2011

Forrobodó - Egberto Gismonti



Hoje é dia de São João, e de todos os tipos de música tocados nesta época, de longe o preferido é o forró, a ponto de ser considerado um dos símbolos das festas juninas.
Basicamente, o forró é tocado por três músicos: um sanfoneiro (ou tocador de acordeon), um tocador de zabumba, e outro tocando triângulo.
Existem várias versões para a origem do nome forró. Das três mais conhecidas, a primeira é que o nome vem de forrobodó, que na língua africana banto significa festa, arrasta-pé, farra. A segunda versão diz que, em húngaro, “forró” significa “quente”. Mas o que é que a Hungria tem a ver com isso, não é? E a terceira versão, a mais divertida, conta que engenheiros ingleses, que estavam em Pernambuco para construir uma ferrovia, promoviam festas “for all”, que em inglês significa “para todos”. E “for all” acabou virando forró...
Enfim, hoje eu tirei do meu baú um forró bem diferente, de um compositor que costuma fazer coisas diferentes: Egberto Gismonti. Ele utiliza aqui o mesmo ritmo típico que conhecemos, mas com uma instrumentação baseada em sintetizadores. A música se chama Forrobodó, e está na trilha da minissérie “O Pagador de Promessas”, exibida em 88 pela Rede Globo.

Para saber mais sobre o forró, clique aqui.
E sobre Egberto Gismonti, aqui, em português, e também aqui, com músicas pra ouvir, mas texto em inglês.

(Transmitido pela Rádio Nacional da Amazônia, como quadro do programa Mosaico, apresentado por Morillo Carvalho)

Ouça:
Baú do Maestro 7 by flafon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo!